MINI ROSAS (Rosa chinensis) – a flor amiga das mulheres

A casa / Noticias / MINI ROSAS (Rosa chinensis) – a flor amiga das mulheres

É de conhecimento geral, a muitos milhares de anos, que as plantas são parceiras fiéis da humanidade no que se refere a enfrentar todo tipo de problema físico e mental. Mas há algumas espécies que sem dúvida se destacam pela constância na vida das pessoas, pelas múltiplas mensagens que transmitem e por terem deixado sua origem selvagem com tanta facilidade que mais parece que estavam somente à espera de serem domesticadas.

É o caso das Roseiras (Rosa rubra, Rosa Alba e etc.). Porém existe uma variedade que chama a atenção por sua peculiaridade: a Rosa chinensis ou, como gosta o povo, a mini rosa. Esta é proveniente da China central e para medrar ali, onde o terreno é difícil por ser pedregoso, seco e de temperaturas extremas, desenvolveu-se como uma planta bastante robusta ainda que de pequeno porte. Não por acaso estas características estão presentes na maioria dos vegetais reconhecidos como de alto valor medicinal, pois são justamente as condições adversas que levam estes seres a produzirem princípios ativos cada vez mais potentes.

Em função disto a nossa mini rosa vai além no que se refere à atividade enquanto planta curativa. Além das funções já renomadas de grandes cicatrizantes e atissépticas atribuídas às espécies de rosas em geral, esta variedade funciona como reguladora hormonal para as mulheres, o que as coloca como úteis em quadros metrorrágicos, dismenorreicos ou amenorreicos. São também grandes antiinflamatórias e anti-espasmódicas com tropismo pelos tecidos da matriz feminina, resolvendo cólicas menstruais e intestinais, cistos de ovário, miomatoses e endometrioses. O valor antisséptico as indica como coadjuvantes nas infecções ginecológicas e em todos os procedimentos de preparação para o parto, assim como no pós parto. E a lista de aplicações poderia ir se estendendo… Enfim, podemos dizer com segurança que a Rosa Chinensis é amiga das mulheres em muito mais que uma dimensão. Não podemos também esquecer que são seres extremamente belos, vivem com muito pouco em espaços apertados e transmitem com o charme caraterístico de todas as Rosas a alegria, o amor e a prosperidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *