Auriculoterapia

A casa / Portfolio / Auriculoterapia

alma naturae - set 2013-1alma naturae - set 2013-6alma naturae - set 2013-34

A auriculoterapia busca o equilíbrio orgânico e psíquico por meio de estímulos aplicados a pontos do pavilhão auricular. Englobando fundamentos da acupuntura e da reflexologia, a auriculoterapia se difundiu pelo mundo bem antes da própria medicina chinesa, graças aos trabalhos de um diplomata francês, George Souliê de Morant, o primeiro ocidental a se tornar proficiente nesta escola médica tradicional.

Souliê de Morant se viu seduzido pela simplicidade e praticidade, mas também pelo alto grau de resolutividade dos estímulos auriculares. Como voltou ao Ocidente decidido a tornar a acupuntura uma técnica conhecida e a trabalhar na evolução desta ciência, dedicou-se a comparar os mapas e as técnicas de manipulação tradicionais chinesas com propostas semelhantes que timidamente vicejavam pelo mundo europeu naquela época. Com isso, enriqueceu muito o que já se fazia havia alguns séculos em termos de auriculoterapia, estendendo as possibilidades do universo estimulativo da acupuntura com os avanços da tecnologia elétrica e eletromagnética.

Graças à semente deixada por este grande médico tradicional na França, ali surgiram outros pensadores e pesquisadores, destacando-se mais modernamente, por volta de 1950, o médico Paul Nogier, que remapeou os pontos tradicionais e redefiniu a auriculoterapia no contexto do século XX, ao concentrar seus recursos estimulativos em bases eletromagnéticas e/ou puramente elétricas. Paul Nogier fez da estimulação auricular um método terapêutico eficaz e mais aceitável para a comunidade médica convencional, expandindo mais ainda sua utilização e procura pelo mundo todo. Hoje, a auriculoterapia continua crescendo e se desenvolvendo, revelando-se uma técnica cada vez mais interessante para obter respostas sistêmicas de um organismo que se afastou do seu eixo de equilíbrio metabólico.

Nesse curso, você aprenderá:

  • a explorar a área reflexológica da aurícula tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento;
  • a utilizar os mapas reflexológicos, localizando os pontos bioativos com precisão, e a diferenciá-los quanto à estratégia de estimulação;
  • a manipular a aurícula com estímulos elétricos, mecânicos, térmicos e fotônicos;
  • e a aplicar os princípios fundamentais da tradicional medicina oriental na aurícula, elaborando métodos de tratamento abrangentes e capazes de intervir de forma resolutiva nas síndromes simples e complexas.

 

 

 

(Acupunturista, Fitoterapeuta, Iridólogo e Professor)
(Acupunturista, Fitoterapeuta, Iridólogo e Professor)

Túlio Americano Naturopata, professor e idealizador da Alma Naturae. Túlio é formado em educação física e tem especializações em fisioterapia, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, iridologia, shiatsu, medicina ayurvédica, massoterapia, rolfing, tuiná, hipnoterapia, terapia floral e homeopatia. Em sua formação, passou por países como Espanha, Inglaterra, China, França, Estados Unidos e Coreia do Sul. Pratica diariamente a medicina naturopática há mais de trinta anos na Alma Naturae, além de ministrar cursos de formação em todas as suas áreas de proficiência.

Acesse seu currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5407948029010645

Profissionais e pessoas interessadas que tenham conhecimentos em Tradicional Medicina Chinesa.