Craniopuntura

A casa / Portfolio / Craniopuntura

alma_naturae_set_2013-29

A craniopuntura ou escalpoterapia é uma das técnicas da tradicional medicina oriental que têm como denominador comum os métodos e as práticas acupunturais para acessar o sistema biológico. Desde sempre, a medicina tradicional teve a necessidade de reunir e desenvolver meios eficientes para atuar no sistema nervoso central e periférico, o que se mostrou muito difícil, uma vez que tal sistema funcional nunca foi suficientemente compreendido pelos curadores da antiguidade. Porém, à medida que o conhecimento fisiológico humano se desenvolveu, tornaram-se consistentes algumas ligações entre as técnicas estimulatórias, próprias da medicina ancestral, e as zonas reflexológicas que se foram descobrindo.

Uma das ligações que surgiram deste sincretismo entre o antigo e o moderno foi a escalpoterapia, grupo de técnicas que considera o crânio e o escalpo como um campo reflexológico associado principalmente às funções das estruturas profundas do sistema nervoso central. Há duas grandes dimensões de representação: as áreas do escalpo associadas às reatividades distais, ligadas a membros, órgãos e vísceras, tanto estrutural quanto funcionalmente; e as áreas do escalpo representativas dos cíngulos e das circunvoluções encefalocorticais, que atuam nas funções neuromotoras e sensoriais a partir das áreas corticais, da ponte neural, dos núcleos da base, do sistema límbico e das amígdalas.

Estas grandes áreas são acessadas via estímulos cutâneos das mais variadas naturezas no escalpo. Por isso, independente da escola, notadamente a chinesa e a japonesa, a craniopuntura tem se mostrado uma importante terapêutica coadjuvante nos males de fundo neurovegetativo.

Nesse curso, você aprenderá:

  • a localizar as áreas do escalpo aptas a receber os estímulos acupunturais, dominando a utilização dos mapas reflexológicos e a manipulação de agulha específica para cada caso;
  • a usar métodos variados de estimulação, tais como a tapotagem com o martelo de sete pontas, as formas de aplicação circunscrita, as formas alternadas e em pena, e as diversas modalidades de estímulo cranial.

 

(Acupunturista, Fitoterapeuta, Iridólogo e Professor)
(Acupunturista, Fitoterapeuta, Iridólogo e Professor)

Túlio Americano - Naturopata, professor e idealizador da Alma Naturae. Túlio é formado em educação física e tem especializações em fisioterapia, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, iridologia, shiatsu, medicina ayurvédica, massoterapia, rolfing, tuiná, hipnoterapia, terapia floral e homeopatia. Em sua formação, passou por países como Espanha, Inglaterra, China, França, Estados Unidos e Coreia do Sul. Pratica diariamente a medicina naturopática há mais de trinta anos na Alma Naturae, além de ministrar cursos de formação em todas as suas áreas de proficiência.

Acesse seu currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5407948029010645

Profissionais e pessoas interessadas que tenham conhecimentos em Tradicional Medicina Chinesa.